SERMÕES E ESTUDOS


A RESTAURAÇÃO DA ESPERANÇA

TEXTO BÍBLICO:
‘Está tudo bem com você? Tudo bem com seu marido? E com seu filho?’ ”
Ela respondeu... “Está tudo bem”. - 2 Reis 4. 26b.

TEXTO BÁSICO: II Reis 4. 8 – 37

INTRODUÇÃO:
A esperança que vem de Deus...
Fatos acerca da desesperança:


1.     A DESESPERANÇA FLORESCE A DESPEITO DAS CIRCUNSTÂNCIAS
– Vv. 8a, 13b.

“Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa... O que podemos fazer por você? Quer que eu interceda por você junto ao rei ou ao comandante do exército?” Ela respondeu: “Estou bem entre a minha própria gente”.


2.     BOA ÍNDOLE E BONS RELACIONAMENTOS NÃO GARANTEM PLENA SATISFAÇÃO – Vv. 9,10, 13b.

“Em vista disso, ela disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus.   Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. “Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo”. - Ela respondeu: “Estou bem entre a minha própria gente”.


3.     SEM DEUS A EXPECTATIVA DE MELHORA  É  ILUSÓRIA  – V.20b

“O menino ficou no colo dela até o meio-dia, e morreu”.


4.     ALTRUÍSMO E AUTOCONTROLE NÃO ATENUAM A DOR DA DESILUSÂO. - Vv. 22,23, 27.

“Ela chamou o marido e disse: “Preciso de um servo e de uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto logo”. Ele perguntou: “Mas, por que hoje? Não é lua nova nem sábado!” Ela respondeu: “Não se preocupe”. Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada”.



A Restauração


1.     O RENASCIMENTO DA ESPERANÇA É GERADO NUMA DECISÃO INTERIOR - Vv. 20b,21,22

“O menino ficou no colo dela até o meio-dia, e morreu.   - Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta. - Ela chamou o marido e disse: “Preciso de um servo e de uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. “Vou e volto logo”.


2.     A ESCOLHA DE OLHAR PARA DEUS NEUTRALIZA O EFEITO PARALISANTE DA DOR – V.  21

“Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta”.


3.     ABRIR O CORAÇÃO NA HORA E LUGAR CORRETOS ATIVA O PODER DE DEUS  EM NOSSO FAVOR – V. 27,28.

 “Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada, mas o SENHOR nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia”. E disse a mulher: “Acaso eu te pedi um filho, meu senhor? Não te disse para não me dar falsas esperanças?”


4.     DEPOSITAR A CONFIANÇA EM DEUS TORNA POSSÍVEL TODAS AS COISAS – Vv. 32 – 37.

“Quando Eliseu chegou à casa, lá estava o menino, morto, estendido na cama. Ele entrou, fechou a porta e orou ao SENHOR. Depois deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo. Eliseu levantou-se e começou a andar pelo quarto; depois subiu na cama e debruçou-se mais uma vez sobre ele. O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos.  Eliseu chamou Geazi e o mandou chamar a sunamita. E ele obedeceu. Quando ela chegou, Eliseu disse: “Pegue seu filho”.  Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu”.

CONCLUSÃO:


“Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá”. Salmos 37.5

 Pr. Carlos Henrique Brunelli.